sexta-feira, novembro 16, 2012

LIVROS APÓCRIFOS

Quais são os LIVROS APÓCRIFOS:

2Esdras, Tobias, Judite, Acréscimos ao livro de Ester, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico,
Baruque, Epístola de Jeremias, Cântico dos Três Moços, Susana,  Bel e o Dragão, Oração de Manassés,  1 e 2Macabeus.

AS ORIGENS:  

O vocábulo “apócrifo”, que significa “escondido” ou “secreto”, aplica-se genericamente a uma série de livros surgidos no período entre o AT e o NT. 

Os livros apócrifos, cujo número varia de onze a dezesseis, chegaram até nós de certo modo unidos aos livros canônicos, e a história deles é fora do comum. As opiniões eclesiásticas através de várias épocas diferem quanto ao valor dessa literatura. Os judeus da dispersão no Egito revelaram alta estima por esses escritos e os incluíram na tradução do AT para o grego, chamada Septuaginta (v. 4215), mas esses mesmos escritos foram eliminados do cânon hebraico pelos judeus da Palestina.

A Igreja Católica Romana, no Concílio de Trento, em 1546, considerou canônicos onze desses livros, que aparecem nas edições católicas das Escrituras. 

O PONTO DE VISTA EVANGÉLICO: 

Os evangélicos, ou protestantes, geralmente aceitam os apócrifos como possuindo material de valor literário e histórico, mas rejeitam sua canonicidade. Por essa razão, esses escritos foram eliminados das modernas edições evangélicas da Bíblia. 

OS ARGUMENTOS SÃO OS SEGUINTES: 

1. Nunca foram citados por Jesus, e duvida-se que os apóstolos tenham feito alusão a eles. 
2. A maioria dos primeiros pais da igreja consideravam-nos não inspirados. 
3. Não aparecem no cânon hebraico antigo. 
4. Quando comparados aos canônicos, por sua qualidade inferior, revelam-se indignos de ocupar um lugar nas Sagradas Escrituras. 

O CARÁTER DOS LIVROS: 

As autoridades divergem quanto à classificação dos apócrifos. Por exemplo, a Epístola de Jeremias é com frequência incorporada ao livro de Baruque, enquanto geralmente são omitidos o terceiro e o quarto livro dos Macabeus. 

HISTÓRICOS — 1 e 2Macabeus e 1Esdras. 
TRADICIONAIS — Adições ao livro de Ester, Susana, Canção dos Três Jovens, Bel e o Dragão, Judite e Tobias.
PROFÉTICOS — Baruque e a Oração de Manassés. 
APOCALÍPTICOS — 2Esdras e 4Esdras, na Vulgata Latina. 
INSTRUTIVOS — Eclesiástico e Sabedoria de Salomão (estilo similar ao de Provérbios).

O QUE SABEMOS DA BÍBLIA, ALGUMAS CURIOSIDADES...

O que sabemos da Bíblia? Existem algumas curiosidades interessantes que seria bom que todos soubessem, não que fosse imprescindível tal conhecimento, mas ao tomar conhecimentos dessas informações, acabamos por descobrir que a Bíblia Sagrada é o mais completo e complexo livro já editado em todo mundo. Não é preciso recordar que se trata de uma biblioteca de livros históricos e inspirados por Deus, para que todos possam saber as verdades sobre a criação de Deus, sobre a origem da humanidade e os efeitos do pecado e da conspiração de Satanás para destruir a obra Divina. Existem aqueles que preferem ignorar esses fatos, acham melhor acreditar num universo sem a existência de Deus e seu plano redentor. Jesus diz que esses são néscios e tardios de coração para crerem em tudo.


A princípio entendamos uma coisa, a  Bíblia usada pelos evangélicos possui sete livros a menos que a Bíblia usada pela Igreja Católica. A diferença ocorre porque durante a Reforma Protestante, Martinho Lutero e seus adeptos resolveram excluir os livros Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria de Salomão e Eclesiástico (ou Sirácida), que não deve ser confundido com o livro de Eclesiastes.

 

Naquele momento histórico, foi decidido que esses livros seriam banidos da Bíblia usada pelas igrejas que surgissem a partir de então porque eles haviam sido recusados pelos rabinos judeus como sendo sagrados, durante um Sínodo (espécie de Concílio) e seriam inconsistentes com a declaração de fé protestante.

Há também capítulos de livros que constam da Bíblia protestante que foram removidos da católica, como os capítulos 13 e 14 do livro de Daniel e os versículos 4 a 16 do capítulo 10 do livro de Ester, assim como os capítulos 11 a 16 do mesmo livro. Existem ainda livros que são considerados apócrifos, e que não constam nem na Bíblia protestante, nem na católica.

Tradução

Primeiro, é preciso entender que a bíblia foi originalmente escrita em hebraico e aramaico (antigo testamento) e grego (novo testamento). Posteriormente o AT foi traduzido para o grego.

As bíblias escritas em outros idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão, português, etc, são versões do grego original. Desta forma, cada tradutor usou expressões diferentes em seu próprio idioma para representar aquilo que estava escrito em grego.

As diferentes versões da bíblia, normalmente não alteram o sentido original, por isto, tanto a tradução católica como a evangélica tem o mesmo princípio. Evidentemente que alguns termos podem ter sido adaptados a uma comunidade em detrimento de outra.

 

As diferenças entre a bíblia católica e a bíblia evangélica não torna uma verdadeira e outra falsa. Ela é única em sua essência e tem o mesmo propósito que é apresentar a salvação em Jesus Cristo.

 

Católicos e evangélicos submetem à mesma palavra. O critério de salvação para um evangélico é o mesmo para um católico. Se os evangélicos insistem que é necessário aceitar a Jesus Cristo como seu salvador e obedecer à palavra de Deus, a bíblia católica não desmente isto, pelo contrário, ela confirma isto.

 

Portanto, a diferença entre evangélicos e católicos não é pelo que está na bíblia e sim pelo que não está na bíblia. Enquanto que os evangélicos têm sua fé fundamentada exclusivamente nas sagradas escrituras, os católicos baseiam-se também na tradição e nos dogmas da igreja, como: a  assunção de Maria, a infalibilidade do papa, o purgatório, o culto aos mortos, entre outros. Estes ensinamentos não são bíblicos e, portanto são alguns dos pilares que distanciam evangélicos de católicos.


 

Fiquemos com a bíblia, pois a bíblia é a palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo e fonte de toda a informação que o homem precisa para conhecer a Deus.

Relacionei abaixo,  algumas curiosidades bíblicas, espero que nos ajude a compreender melhor esse livro maravilhoso, inspirado e que nos mostra o caminho da salvação para todos que crerem e aceitarem.

 

- A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

 - O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.

 - Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros.  - O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.

 - No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.

 - A Menor Bíblia A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.

 - A Maior Bíblia A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.

 - Vamos Ler a Bíblia ? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.

 - Tradução: Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?

 - O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;

 - Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;

 - É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;

 

- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;

 - A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;

 - A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;

 - Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;

 - A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;

 - Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;

 - A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

 - A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)

 - Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5)

 - O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13:18, João19:25)

 -O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16)

 - A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

 - Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)

 - O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4)

 - A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)

 - Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)

 - O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias.(Isaías 8:3-4)

- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento?

(Hc 2:4; Jz 9:16, 9:19; e 1Sm 21:5)

 - Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes?

 - Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.

 - O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.

 - O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13.

 - O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118:8, sendo que há. 594 capítulos antes e 594 capítulos depois, totalizando 1.188.

 - Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.

 - A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.

 - A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.

 - A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.

 - A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!

 - No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.

 - Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.

 - Obadias, Filemom, II João, III João e Judas possuem apenas 1 capítulo.

 - Lamentações, Jonas e Naum, terminam com um ponto de interrogação.

 - Para aprender mais, LEIA A BÍBLIA!