domingo, março 30, 2014

INTEGRIDADE, ONDE ESTÁ?

No curso ministrado pelo Pastor Irland Pereira de Azevedo na Faculdade Teológica Batista de São Paulo "EXCELÊNCIA E INTEGRIDADE",  tenho aprendido muito sobre situações que no meu ministério vivenciei e observo hoje que poderia ter sido tudo muito diferente. Dou graças a Deus pela forma como esse curso tem feito em minha vida mudanças incrivelmente significativas como também me tem dado novas perspectivas futuras e aberto meus olhos para tantos disparates nas igrejas num todo. O curso está sendo ministrado para pastores mas enxergo que excelência e integridade são virtudes que se adquirem e fazem parte fundamental do caráter do indivíduo. 

O conceito de integridade mostrado pelo Pr. Irland em sua aula diz:

1. A palavra integridade, na língua portuguesa, vem de integritas, integritatis que, por seu turno, vem do adjetivo latino integer, gra, grum, que significa "não tocado, intacto, preservado, não danificado". Integritas, portanto significa "totalidade, o todo (em oposição a parte), bom estado de saúde, integridade do espírito, inocência, castidade, virtude, honestidade, probidade, pureza, correção".

2.  Integridade "é a qualidade daquele a que nada falta. Do ponto de vista moral, entretanto, sugere a ideia de um caráter sem falhas que se manifesta por uma absoluta honestidade no cumprimento dos deveres".

3. Integridade é a condição do que nada perdeu ou não se maculou ou prejudicou: inteira correspondência com a condição original; adesão sem comprometimento a um código de valores morais, artísticos ou outros; completa sinceridade, honestidade e candura; o evitar do engano, esperteza, artificialidade ou falta de profundidade; qualidade ou estado de ser completo ou não dividido.

Para o ministério pastoral realmente são inegáveis os conceitos aqui citados, como para líderes num todo e olhando mais amplamente para indivíduos que com certa frequência se proliferam pela mídia em geral. São excelentes e íntegros no que fazem, no particular de seus gabinetes, com suas famílias e no secreto de seus computadores?



Portanto, precisamos considerar que “INTEGRIDADE” aponta para plenitude, pureza, coerência, compromisso, etc. O inverso seria então fragmentado ou corrompido. É necessário salientar que quando falta integridade na vida de uma pessoa ela passa a ter duas caras, o seu caráter e a sua conduta passam a ser ambíguos. A pessoa sem “INTEGRIDADE” vive de uma maneira na igreja, de outra na sociedade e de outra no trabalho. Ela não possui equilíbrio nas suas posições. A Bíblia diz: “MELHOR É O POBRE ÍNTEGRO EM SUA CONDUTA DO QUE O RICO PERVERSO EM SEUS CAMINHOS” – Provérbios 28:6. 



É importante frisar que a integridade não tem preço, cor, razão social ou nacionalidade. Uma pessoa íntegra não anda preocupada, ela não precisa se valer dos famosos “JEITINHOS” para se safar de situações inusitadas criada pela sua conduta.

Mas é preciso compromisso com a verdade. Precisamos ser completos em tudo, não apenas em algumas áreas específicas de nossa vida. Uma vida cristã estabelecida sobre a égide da Palavra de Deus exige que sejamos verdadeiros diante da sociedade e principalmente diante de Deus.

Há pessoas que vivem contemporizando na tentativa de justificarem as coisas erradas que fazem, elas passam uma ideia de perfeição, mas basta uma maré mais alta e a vida do cidadão vem à tona, ele se expõe. Veja o exemplo. Um “CRENTE” de uma grande igreja, pessoa considerada modelo pelos seus parceiros foi a uma lanchonete e lá pediu dois sanduíches. Solicitou que fossem embrulhados, pois iriam viajar e os consumiriam no trajeto. Quando pararam a uma distância confortável, o cidadão verificou que ao embrulhar, o garçom havia embrulhado R$ 1.200,00. Preocupado com o emprego do funcionário ele retornou para devolver o que havia encontrado. O gerente ficou tão espantado e feliz com o que via que disse:
- Vou chamar a televisão e os jornais e registrar o ocorrido. Vocês merecem uma matéria nas primeiras páginas. Vocês são pessoas “íntegras”!!!
Mas o homem, meio constrangido respondeu: – Oh! Não, não, não> Nem pense nisto. Não queremos nos expor a este ponto.
Inclinando-se na direção do gerente ele sussurrou: – Não quero foto ou algo semelhante nos jornais, pois a mulher que está comigo é casada com outro homem!!!




Esta é a situação dos “EVANGÉLICOS” hoje, principalmente das lideranças. Há honestidade em alguns aspectos, mas em outros é melhor manter escondido o que fazem. A “INTEGRIDADE” é relativa e ocasional, ela depende de fatores, de oportunidades e de situações. A igreja está ensinando isto, os lideres também. O que eles fazem dão a mostra perfeita de como os seus subordinados devem se comportar.

É comum as pessoas, ao fim da vida, sentirem um certo arrependimento quando dão conta de que não viveram de maneira “INTEGRA”, coerente com os valores que regem a Palavra de Deus. Muitas, ao final da vida, descobrem que influenciaram pela “MASCARA”, pela imagem que passaram ao longo da vida de alguém reto, mas que por detrás dos panos era outra coisa. Mas há ainda tempo para que o ser humano e em especial os “EVANGÉLICOS” possam influenciar a sociedade tirando a máscara que carregam, sendo verdadeiros e íntegros em tudo. Vale lembrar que a integridade é o oposto da imagem. Integridade só existe quando a sua vida pessoal está em perfeita harmonia com a sua imagem publica.



É inevitável percebermos que os “EVANGÉLICOS” modernos estão construindo seus alicerces espirituais sobre AREIAS MOVEDIÇAS, principalmente nos areais da política. Não há ninguém preocupado com o que deixarão como legado para a posteridade, ninguém está disposto a gastar tempo fiscalizando a sua vida, inspecionando o que recebem como material para a edificação e se o local é apropriado para a construção. Tem muita gente pensando que a mudança de aparência pode ajudar em alguma coisa. Muitos estão brigando para preservarem o estereotipo, mas se esquecem da alma e do coração. Dizem: Se mudar a minha aparência, a da minha casa ou do meu carro ficarei feliz. Quanto engano!!!

A METAMORFOSE é algo que acontece de dentro para fora, é algo espetacular. É formidável ver um casulo, depois de um determinado tempo se transformar em uma linda borboleta. Aquilo que era aparentemente feio, depois de uma mudança radical, agora é um espetáculo da natureza. Quando somos transparentes uns com os outros, quando somo íntegros na nossa conduta, a nossa beleza interior é revelada, a nossa vida é exposta na sua profundidade, não atrás de mascaras ou de véus enganosos. O contrário de metamorfose é a palavra “METASCHEMATIZO”, que significa “MUDAR A APARÊNCIA”. Daí a derivação da palavra “MASCARADO”. 


Hoje, lamentavelmente os “EVANGÉLICOS” vivem nesta situação, com máscaras de toda a sorte para esconderem o que de fato são. Muitos estão com feridas profundas na alma e no coração, mas escondem isto da sociedade e tentam esconder inclusive de Deus. Mas a mudança interior pode fortalecer a vida e nos dar uma nova dimensão. Conta-se que um garoto encontrou um casulo em um galho de árvore. Ele percebeu que aquela coisa se movia e se debatia na tentativa de sair de seu estado. Era uma borboleta que lutava desesperadamente para sair se seu invólucro. Ele, querendo ajudar, puxou-a para fora e colocou sobre uma folha. Ele esperava que com a ajuda ela levantaria vôo e seguiria o seu destino. Não foi assim que aconteceu. Depois de alguns momentos olhando para ela ele percebeu que aquela borboleta estava morta. Ele não sabia que o desafio de sair do casulo foi negado à borboleta e que aquele ritual de sofrimento fazia parte de sua sobrevivência. A luta a levaria a fortalecer as asas e a exercitar a arte de controlar os impulsos. Por não haver lutado ela morreu.

Na vida do crente também é assim, passamos por situações que nos exigem esforço, desprendimento, coragem e desgaste emocional, mas são necessários para que possamos vencer. Deus permite que sejamos provados para que nos edifiquemos e nos fortaleçamos na nossa vida e na nossa confiança Nele. Ele nos criou para exercitarmos a nossa “INTEGRIDADE” na sua plenitude, mesmo que as situações e as circunstâncias nos desafiem a desistirmos. 

Como diz o Pr. Irland, íntegro é o indivíduo não dividido (o que é duplicidade), nem fingido (o que é hipocrisia). Ele é inteiro. Sua vida é harmoniosa e nela todas as coisas operam em  harmonia. Pessoas de integridade nada têm a esconder e nada temem. Suas vidas são livros abertos.